sábado, 24 de março de 2012

Memória e cognição podem se beneficiar da ingestão de ômega-3



Divulgação

Quanto menores os índices de ômega-3, pior os níveis das funções cerebrais
Quanto menores os índices de ômega-3, pior os níveis das funções cerebrais
“Pessoas com baixos níveis de ômega-3 no sangue também têm uma piora no funcionamento cerebral como um todo, algo equivalente a ter um cérebro até 2 anos mais velho do que realmente é”, aponta Zaldy Tan, pesquisador da Universidade da Califórnia, nos EUA, onde o estudo foi realizado.


A pesquisa acompanhou mais de 1.500 pessoas com idade média de 67 anos e sem sinais de demência. Os participantes foram avaliados para funções mentais diversas, monitorados para variação do Índice de Massa Corpórea (IMC) e níveis de gordura no sangue.


Quanto menores os índices de ômega-3 e outros nutrientes encontrados junto com esse tipo de gordura, pior os níveis das funções cerebrais – e até mesmo tamanho menor do cérebro – quando comparados aos de indivíduos com níveis considerados adequados do nutriente.


A média final foi que pessoas que tinham se alimentado corretamente e ingerido ômega-3 eram até 25% mais ágeis nas funções cognitivas – incluindo funções executivas, resollução de problemas e pensamento abstrado – e de memória, afirmam os autores do estudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário